Conforme argumentado em um texto anterior, uma boa constituição deve desempenhar três importantes funções: (i) impedir a ocorrência de uma tirania da maioria, (ii) impor limites ao poder do governo e (iii) definir um conjunto regras e normas estáveis necessárias para o bom funcionamento da sociedade. Desta forma, esse tipo de documento é fundamental para a existência de sociedades livres, democráticas e prósperas.
Arquivo Anual: 2017
Revolução Russa: um legado de pobreza, tirania e ódio
Este é o último de uma série de três textos sobre o legado da Revolução Russa. Discute-se neste ensaio como aquele nefasto evento gerou uma herança de pobreza, tirania e ódio.
Tirania: o legado político da Revolução Russa
Este é o segundo de uma série de três textos sobre o legado da Revolução Russa. Discute-se neste ensaio como aquele nefasto evento gerou um sistema político caracterizado por uma tirania absolutamente ímpar na história.
Pobreza: o legado econômico da Revolução Russa
Este é o primeiro de uma série de três textos sobre o legado da Revolução Russa. Discute-se neste ensaio como aquele nefasto evento conduziu considerável parcela da humanidade para um estado de pobreza crônica e, em alguns casos, miséria e fome.
O colossal fracasso do socialismo
O socialismo é frequentemente apresentado como uma maneira viável de se organizar econômica e politicamente uma sociedade. Isso é um sério equívoco, pois esse regime somente produziu pobreza e opressão em todos os países em que foi implantado. Discute-se neste texto a esmagadora evidência de que o sistema em questão é, pura e simplesmente, um desastre.